quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Saúde Holística - Corpo, Mente e Alma





É um facto que não conseguimos controlar tudo o tempo. É um facto que não conseguimos controlar ou prever todos os acontecimentos à escala mundial. É um facto que não conseguimos controlar todos os milésimos de segundo da nossa vida. É um facto que quase nunca controlamos a nossa saúde... Mas também é um facto que controlamos o nosso pensamento e se o direccionarmos na direcção certa, então conseguimos aprender a estar bem com a nossa saúde.

Acontece que cuidarmos de nós não depende só de tomar medicamentos. Também temos que ter em consideração a nossa mente e a nossa alma. É o que significa saúde holística: olhar para o todo e mantê-lo saudável. Este foi o conceito que comecei a aprender e a explorar o ano passado e a verdade é que ao tomar mais atenção aos sinais que o meu corpo me transmite comecei a perceber como me posso sentir melhor.

Nos últimos três meses passei por uma nova toma de antibiótico, um reforço de imunoglóbulina endovenosa e seis sessões de reabilitação respiratória. O que resultou daqui? Resultou uma maior sensação de bem-estar e uma valiosa aprendizagem sobre cuidar de mim, sendo uma parte importante da minha jornada de auto-conhecimento.

Isto significa que ao reeducarmos o nosso pensamento estamos também a potenciar uma melhoria na nossa qualidade de vida que só depende de nós. Porque a medicina não tem resposta para tudo, porque às vezes basta focar-mo-nos naquilo que é realmente importante, porque todas as pequenas escolhas têm impacto em todas as partes do nosso ser: corpo, mente e alma. Para cuidarmos de uma, temos de cuidar das outras em simultâneo; às vezes levamos é mais tempo a perceber o que realmente precisamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário