quarta-feira, 18 de março de 2020

COVID-19: A Pandemia do século XXI





Vivemos numa era onde aprendemos, consciente ou inconscientemente, a tomar o nosso modo de vida como garantido, apesar de sabermos que a vida não é uma linha recta! E se, de um momento para o outro alguma coisa se altera, entramos (pelo menos a grande maioria das pessoas) em histeria e somos dominados pelo pânico. Mas é também nestas alturas que o Homem compreende a sua insignificância versus o poder da Natureza, que nos faz mais uma chamada de atenção!

Há razão para alarme? Sim, há. Estamos perante uma PANDEMIA = epidemia a nível mundial! Isto significa que TODOS estão sujeitos a contrair a doença, já não está só do outro lado do mundo! O factor mais preocupante é a velocidade de propagação do coronavirus, cujos sintomas são semelhantes a uma gripe, mas evoluem com maior rapidez. Então como se podem distinguir os sintomas? Como mostra o seguinte quadro disponibilizado pela Organização Mundial da Saúde:


A única forma de combater isto é com o bom senso de cumprir rigorosamente as recomendações das autoridades de saúde, uma vez que a ciência ainda não tem resposta para o corona. Estamos em desvantagem perante este inimigo invisível e, por isso, devemos ficar em casa e sair o menos possível, lavar frequentemente as mãos e desinfectá-las com álcool sempre que necessário, restringir o contacto social e consultar fontes fidedignas.

Para doentes crónicos e outros grupos de risco isto requer um cuidado maior e podemos fazer a nossa parte respeitando estes 12 princípios:



A superação desta pandemia depende do nosso esforço colectivo enquanto comunidade e sobretudo da perseverança, da coragem e da esperança de cada um. At last but not least, um enorme bem-haja aos médicos e enfermeiros que se transformaram em soldados na frente da batalha contra um inimigo desconhecido, sem esquecer o esforço das forças de segurança e das cadeias de lojistica e distribuição para que a vida não pare!


Que haja sempre esperança num amanhã melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário